Parasitas
- shhhvaicomecar
- 18 de abr. de 2020
- 6 min de leitura
Boa tarde! Quem já viu este filme completamente fenomenal que ganhou a categoria de Melhor Filme nos Óscares deste ano?
Ah pois é meus amigos, hoje decidi trazer-vos um pouco da minha visão sobre esta obra prima que ganhou quatro Óscares e a Palma de Ouro, tal como vários outros prémios, mas estes dois ficaram marcados para a história do cinema sul-coreano.
É um filme que retrata a diferença entre as classes sociais de uma maneira excepcional juntando o drama com a comédia. Em Portugal a data de lançamento foi a 26 de setembro de 2019 e o realizador foi Bong Joon-ho que ganhou o Óscar de Melhor Realizador.
Confesso que este será um post um pouco mais longo do que o habitual, mas prometo-vos que não se vão arrepender. Espero que gostem!

Primeiramente temos a História!!
Tudo começa no pobre apartamento da família Kim, que é uma espécie de cave com apenas duas janelas, que vivem a dobrar caixas de pizza para terem dinheiro para comer. Numa noite, um amigo de Ki-woo (filho dos Kim) visita-o e oferece-lhe uma pedra que supostamente traz boa fortuna. A rocha começa a fazer efeito de imediato pois o amigo pede para o substituir como explicador da filha de uma família rica, os Park, e ele aceita.
No dia seguinte Ki-woo vai dar a sua primeira lição a Da-hye (filha dos Park) e tudo corre bastante bem. No fim da lição a Sr.Park diz que também está à procura de um professor de arte para o filho mais novo, Da-song, e Ki-woo diz-lhe que conhece a pessoa perfeita, infiltrando assim a sua irmã que se faz passar por professora. Ambos engendram um plano para conseguir colocar toda a família na casa para ganhar bom dinheiro e sair da pobreza.
Pessoal se ainda não viram o filme parem aqui (alerta de spoilers) 🚨🚨🚨
Toda a família se infiltra na casa: o pai é motorista, a mãe é a governanta, o filho explicador e a filha professora de arte. Para a mãe e o pai ganharem estes cargos, tiveram de retirar as antigas pessoas que trabalhavam nestas posições a partir de planos engenhosos e muito bem elaborados.
Na noite anterior ao aniversário de Da-song, a família Park decide ir acampar e por isso os Kim aproveitam e vivem por uns momentos a vida de rico no sofá dos Park, comendo e bebendo até nem mais.
Tudo muda quando a antiga governanta toca à campainha a dizer que se esqueceu de uma coisa na cave. A Sra.Kim deixa-a entrar e descobre que na cave encontra-se uma porta escondida que leva a um bunker onde o marido da ex-governanta se esconde.
Mortos de curiosidade, os restantes Kim descem ao bunker mas acabam por ser apanhados. A antiga governanta filma a família e ameaça mostrar o vídeo à patroa, pois descobriu o plano deles.
Como não podem perder estes empregos de sonho, a família ataca-a e consegue apagar o vídeo e colocar o casal no bunker. Entretanto os Park ligam a dizer que chegam a casa dentro de oito minutos devido à chuva e a família Kim tenta arrumar tudo a tempo.
A antiga governanta consegue chegar ao cimo das escadas da cave e aí a Sra.Kim dá-lhe um pontapé e ela rebola pelas escadas até bater com a cabeça numa parede e desmaia.
Um aparte pessoal: vou chamar ao marido da ex-governanta de Fantasma pois na noite anterior do aniversário de Da-song, no primeiro ano em que foram viver para ali, ele estava na cozinha a comer o bolo de anos e viu o marido da ex-governanta a subir as escadas da cave pensando que era um fantasma. Acreditem que a imagem não foi nada bonita!

Eu avisei! Continuando...
O Fantasma também tem um trabalho que é o acender as luzes, que supostamente seriam automáticas, quando o Sr.Park sobe as escadas. Ele tem um enorme respeito pelo Sr.Park por este lhe dar um sítio onde viver mesmo não sabendo quem ele é.
Depois disto os Kim escondem-se debaixo da mesa da sala enquanto os Park ficam a vigiar Da-song que decidiu montar uma tenda no jardim e dormir lá. Quando os Park adormecem, eles saem de casa no meio da tempestade.
Percorrem um grande caminho por uma escadaria muito íngreme e longa até chegarem a casa e e vêem-na inundada. Pegam naquilo que conseguem, incluindo a pedra, e vão para um refúgio. Aí Ki-woo dorme agarrado à pedra pois ainda tem fé nela.
Entretanto no bunker a ex-governanta tenta libertar o marido mas desmaia da perda de sangue devido à queda e acaba por morrer. O Fantasma entra em fúria.
No dia seguinte a Sra.Park faz uma festa de aniversário para Da-Song e convida Ki-woo e Ki-jung (professora de arte) juntamente com outras pessoas ricas que conhece.
Na festa, Ki-woo e a Da-hye conversam mas ele não consegue parar de pensar na noite anterior então desce até ao bunker para ver como estão a ex-governanta e o Fantasma.
No jardim, por trás de uns arbustos, estão o Sr.Kim e o Sr.Park onde este pede ao empregado para fazer uma brincadeira com Da-song que consiste em saltar por detrás dos arbustos vestidos de índios para assustarem Ki-jung quando esta vier com o bolo de aniversário, e assim o garoto salva-a sendo o herói. Kim não gosta do plano pois tem de se humilhar em frente a toda a gente, incluindo a sua família, por dinheiro.
No entanto Kevin desce as escadas do bunker mas deixa cair a pedra que faz um barulho estrondoso. Ele vai até ao fundo das escadas onde encontra um corpo embrulhado num saco preto e esta distração faz com que o Fantasma o sufoque durante uns segundos.
Ele consegue escapar e sobe as escadas até ao bunker mas fica preso e cai no chão. O Fantasma pega na pedra e bate-lhe na cabeça deixando-o inconsciente e mergulhado numa poça do seu próprio sangue.
De seguida encaminha-se ao jardim, com uma faca que encontrou na cozinha, e esfaqueia Ki-jung no peito no momento em que ela está a levar o bolo de aniversário até Da-song.
No meio da confusão os Kim correm em direção à filha em seu auxílio. Da-song desmaia e o Sr.Park pede a Kim para lhe atirar as chaves do carro para irem com a criança para o Hospital. Kim atira as chaves mas a sua esposa cai em cima delas enquanto luta com o Fantasma. Ela consegue espetá-lo e atira-o ficando ele por cima das chaves.
O Sr. Park chega até ao Fantasma e pega nas chaves mas ao afastar-se coloca a mão no nariz devido ao cheiro. Kim repara neste comportamento e pega numa faca e espeta o Sr.Park mas arrepende-se e corre para fora de casa e desaparecendo sem deixar rasto.
Passado um mês Kevin acorda no Hospital e volta com a sua mãe para a vida que tinham antes de irem trabalhar para os Park, mas não consegue esquecer aquela casa milionária então volta lá para investigar.
Na noite em que decide espiar a casa, nota que as luzes estão a piscar como se fosse código morse. Ele desvenda a mensagem e descobre que o seu pai está vivo e explica que teve de se esconder no bunker para não ser apanhado pela polícia.
Ki-woo escreve-lhe uma carta onde diz que vai estudar para se tornar rico e comprar aquela casa para finalmente serem livres.
No fim isso realiza-se e a família volta a juntar-se.

Ufa que nunca mais acabava! Ahahah desculpem ter escrito tanto mas para fundamentar a minha opinião preciso de explicar tudinho sem falta.
Bora lá às considerações finais!
Este filme trata-se de uma lógica invertida como se vê na foto: rico/pobre, cima/baixo,etc. Encontrei vários pontos interessantes que vos podem ajudar a entender a história.
Time-line
À medida que os pobres vão subindo, os ricos vão descendo até ambos chegarem ao mesmo ponto e depois a coisa inverte.
A vida dos pobres começa a subir até ao ponto em que a antiga empregada vai a casa buscar o marido.
É naquele momento onde os pobres estão no sofá, a provar um pouco da realidade de ser rico, que tudo começa a correr mal. É como se fosse a paga por terem desfeito a vida da antiga governanta e do seu marido.
Após os Kim saírem de casa dos Park, começam a descer uma grande escadaria íngreme e longa que remete para a distinção de classes sociais entre pobres e ricos.
Pedra
É uma rocha de coleção que traz boa fortuna.
Quando o fantasma bate na cabeça de Ki-woo com a pedra é como se a boa fortuna da família acabasse ali naquele momento.
No fim do filme eles colocam a pedra juntamente com outras num riacho e isso simboliza o facto de finalmente pertencerem à sociedade.
Cheiro
É algo que a família toda tem e é como se fosse "cheiro a pobre" que é referido pelo Mr.Park ao dizer que Kim tem um cheiro pútrido que o lembra das pessoas no metro porque elas têm um cheiro próprio. Basicamente ele quer dizer que consegue cheirar a pobreza em Kim.
Este cheiro também está presente no Fantasma quando Sr.Park se afasta dele no seu leito de morte. Esta imagem mostra que Park realmente sente repulsa pelos pobres e não os considera humanos.
Pobre vs Rico
A subida das escadas e as luzes a acender é como se o senhor Park fosse Deus e o Fantasma o seu vassalo.
Meus caros amantes de filmes, espero que tenham gostado do post de hoje e peço desculpas novamente por ser tão longo. Obrigada e tenham um excelente fim de semana!

Comments